25/10/2011

Quem são os All Blacks?

Mantendo a função do blog começarei uma série de textos sobre os prinicipais centros do rugby no mundo. Os primeiros não poderiam de ser os All Blacks, a seleção prinicpal da Nova Zelândia, recentemente bicampeã mundial de rugby jogando em casa e vencendo a final por apertados 8-7 contra a França, a final com o menor placar  da história, e assumindo de vez a supremacia do rugby mundial. Mal comparando, esta vitória dos All-Blacks equivale ao tricampeonato brasileiro na Copa do Mundo de futebol de 1970. Os neozelandeses são os eternos favoritos do esporte, sempre entram para vencer, jogando pra cima, amassando os adversários, jogo de mão muito rápido e habilidoso, um centro irradiador do rugby, e representam para o mais neófito amante deste esporte o verdadeiro espírito rugbier. Eles são realmente os melhores.

Tudo começou na longínqua década de 1860 quando as regras de rugby e futebol ainda se confundiam. Vale lembrar que somente em 1997 a então IRFB, International Rugby Football Board, mudou sua sede de Londres para Dublin, e em 1998 alterou a sigla para somente IRB, retirando o futebol de seu nome. Em 1884 os bigodudos abaixo fizeram a primeira excursão internacional da Nova Zelândia, por terras do sul da Austrália, vencendo 8 jogos, não perdendo nenhum e marcando 167 pontos contra apenas 17.  Se acostumem. Com os All Blacks quase tudo é assim. Em 1905-06 viajaram até as ilhas britânicas, França e América do Norte, ainda com a alcunha de The Originals e retornaram, tendo apenas uma derrota duvidosa contra Gales, já com o apelido atual: All Blacks. A princípio imaginamos se tratar uma referência ao uniforme, todo preto (o primeiro uniforme era azul marinho), mas o nome surgiu de uma crônica em um jornal londrino que se referia a eles como os "all backs", pois o time de então já utilizava da prinicipal característica dos Blacks, ataque em bloco vindo de trás, amassando os adversários e empilhando tries.


A partir das décadas seguintes se intensificaram os embates entre neozelandeses e australianos, seus maiores rivais, britânicos, tendo algumas partidas sendo recusadas pelos escoceses, e, prinicipalmente, os sul-africanos. A África do Sul de então vencia muito mais que perdia os Blacks, mas sua política racial impedia jogadores de origem maori ou polinésia de jogarem em território sul-africano. O primeiro jogador não-branco a jogar na África do Sul foi o até sua época recordista de tries Bryan Williams, samoano de origem, em 1970.  No pós-guerra destacam-se a incursão de 1956 em que os Springbocks pela primeira vez na história perderam uma série contra outro adversário, os Blacks, claro, em 1959 quando os Blacks venceram uma espécie de Home Nations contra os britânicos com 3 vitórias e uma derrota. Os Blacks então venceram todos as séries contra outros países até serem derrotados numa excursão inglesa à Nova Zelândia em 1971.

Em 1976 26 países africanos boicotaram as olímpiadas de Montreal depois do Comitê Olímpico se negar a excluir a Nova Zelândia da competição após uma excursão dos All Blacks à África do Sul. A África do Sul estava banida das olímpiadas desde 1964 por conta do apartheid. Contrariando as expectativas internacionais, em 1981 os All Blacks convidaram a África do Sul para uma série de partidas na Nova Zelândia. O resultado foram protestos, partidas canceladas e inclusive um inusitado protesto com um avião sobrevoando baixo o estádio e jogando bombas de fumaça sobre os jogadores. A desastrada excursão, vídeo do "bombardeio" abaixo, resultou em cancelamentos e proibições por parte do governo neozelandês de qualquer espécie de intercâmbio com a África do Sul.


Em 1987, após muitos anos de reuniões e encontros, a IRFB decidiu organizar a primeira Copa do Mundo de Rugby, com jogos na Nova Zelândia e Austrália, e vencida pelos All Blacks. Seria a consagração da mais expressiva e vencedora seleção da história. Após o fim do apartheid, os adversários históricos puderam enfim organizar o torneio do hemisfério sul, o Tri Nations. Em 16 edições os Blacks venceram incríveis dez temporadas, com 50 vitórias em 72 jogos e sendo a única seleção com saldo positivo na competição.  Em quase 500 jogos contra seleções os All Blacks atingem a expressiva marca de 75% de aproveitamento, não possuindo nenhum oponente em vantagem histórica contra eles.

Contrapondo todas as estatísticas e sua situação quase eterna de primeira do ranking, a Nova Zelândia não vencia um mundial desde o primeiro, sendo a sofrida vitória do último domingo um grito de libertação daquela que é a nação mais vencedora da história deste esporte. Abaixo video com os melhores momentos da vitória de 1987. Prestem atenção na velocidade dos neozelandeses, na habilidade para driblar a marcação adversária, no físico menos musculoso dos jogadores de então e no olho roxo do capitão David Kirk na hora de receber a taça.


(a Haka merecerá um post à parte futuramente)

Nenhum comentário: