17/11/2011

Heineken Cup - Voltas e Reviravoltas

Muito se comenta, principalmente pra mim, seguindo, ou tentando seguir o noticiário sobre Rugby, que é um esporte em que não existe jogo jogado, partida perdida ou algo que não possa acontecer, mesmo que de forma casual e, por isso, emocionante. Na primeira rodada da Heineken Cup, o maior torneio de clubes do mundo, reunindo 24 clubes de 6 países, os mesmos países que disputam o Six Nations, Inglaterra, França, Gales, Escócia, Irlanda e os sacos de pancadas italianos, o Rugby foi mais que nunca sensacional.

Pelo grupo 3 o Bath da Inglaterra vencia o Glasgow Warriors por 21-19 e com o cronômetro estourado um jogador dos Warriors chuta, após uma jogada de 12 fases, numa desesperada tentativa de um drop goal salvador que viraria a partida. Só que o chute sai fraco e a bola não chega nem perto do H. O 15 adversário erra o tempo da bola, ela quica e voa rodopiando até encontrar os braços do camisa 4 escocês, Gray, que faz um try quase inimaginável. Com o try e a conversão o Glasgow vence por 26-21 e garante os 4 pontos.


Só isso já seria o bastante em 12 jogos, mas tem mais. No mesmo grupo, Montpellier e os poderosos irlandeses do Leinster fizeram uma partida com muitas reviravoltas. O Leinster vencia por 6-3 quando errou um passe no ataque e o argentino Amorosino, 15, roubou com o pé e como um lateral de futebol carregou a bola até a meia esquerda adversária e passou para Quedraogo fazer um try. Com a conversão, 13-6 para os franceses. No segundo tempo a vantagem aumentaria para 16-6. Faltando menos de 15 minutos, que no Rugby é uma eternidade, o Leinster converteu um try e encostou num 16-13. Foi então que com menos de um minuto para o fim, bastando apenas segurar o avanço do Leinster para numa roubada tocar a bola pra fora e encerrar com vitória, que o Montpellier cometeu uma falta ridícula num ruck. O penalti foi cobrado depois dos 80 e o empate teve gosto de derrota para os donos da casa.


Pelo grupo 1 demonstrando a força dos clubes irlandeses no torneio vamos ficar só com a jogada final do Munster. E que jogada. Começa aos 78 minutos e arrasta por inacreditáveis QUARENTA fases, tackles que viram em rucks que viram em mais tackles, mais passes laterais, a bola parece flutuar pra lá pra cá na linha central, até o logo da Heineken já se cansou de aparecer na tela pintado no meio do campo, até que aos 84 minutos, depois de já ter ensaiado uma abertura, o Munster consegue abrir uma brecha para que O'Gara tenha um segundo de folga e faça um ainda mais inacreditável drop goal, virando o 21-20 favorável ao Northampton Saints inglês e os irlandeses desfilam gloriosos seus 4 pontos diante de seus mais de 25 mil fanáticos torcedores. É uma jogada pra se ver e rever. Munster 23-21. Fim.


Nos outros jogos o irlandês Ulster virou o jogo faltando 10 minutos para 16-11 contra o Clermont. E para contrariar a boa rodada dos clubes irlandeses, os Harlequins sofreram, mas ganharam no fim por 25-17 do estreante da Irlanda., o Connacht. O Edinburgh Rugby virou faltando pouco mais de 10 minutos na casa do London Irish, os irlandeses de Londres, e venceu por 20-19 depois de passarem boa parte do jogo perdendo por 19-10.

O Gloucester Rugby perdia por 14-10 para o Toulouse fora de casa na frente de quase 20 mil franceses e com um try e uma conversão viraram para 17-14 faltando 9 minutos. A alegria dos ingleses não durou muito pois 4 minutos após o Toulouse converteu mais um try e chegou aos definitivos 21-17 da partida. No jogo do Biarritz contra o Ospreys galês o camisa 10 Dan Biggar acertou SETE penaltis e mais uma conversão se tornando o artilheiro da rodada com 23 pontos nos 28-21 dos galesess contra o time basco da França. Owen Farrel faria 22 pelos Saracens nos acachapantes 42-17 em cima do Treviso, time patrocinado pela "polêmica e tolerante" Bennetton.

Por fim o Racing Métro 92 do "de férias" e lesionado Chabal, o Homem das Cavernas, perdeu por 20-26 em casa para os Blues galeses do Cardiff. O italiano Aironi, que só tá por ali pra aprender e apanhar, tomou uma vassourada em casa de 12-28 dos lendários Tigers ingleses de Leicester,  e os também galeses Scarlets fizeram valer o jogo em casa e lascaram 31-23 nos Castres franceses.

A partir de sexta começa a segunda rodada, a ESPN promete dois jogos para o fim de semana. Leicester Tigers x Ulter ao vivo no sábado às 5 da tarde e Bath x Montpellier em VT domingo às 4 da tarde. "Roubei" as informações do Blog do Rugby e da página oficial da Heineken Cup. O YouTube taí pra gente achar o que interessa e o texto saiu da minha cabeça mesmo.

E, não esqueçam, sábado tem final do Super10 no SporTV, Bandeirantes x São José às 21h30, o Farrapos joga pelo 7ª lugar em Curitiba e eu tenho que descobrir que horas rola a etapa de Sevens da ESEF pra levar o Lorenzo assistir. Na verdade uma desculpa pra ver se um pessoal aí me paga as Heinekens que ganhei no Bolão da Copa do Mundo da Nova Zelândia. Rugby também é isso!

Nenhum comentário: